Skip to content

Vagas remanescentes FIES 2020: O que são, como funcionam, como me inscrever e muito mais!

Procurando informação das vagas remanescentes FIES? Fique com a gente até o fim e confira tudo o que precisa saber!  Vamos lá?

vagas remanescentes FIES 2020

O FIES é o programa de financiamento estudantil criado pelo MEC e a partir desse programa que milhares de alunos conseguem realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

A procura pelo FIES é alta e por isso não são todas as pessoas que conseguem participar, mas por outro lado, alguns alunos selecionados passam a não cumprir requisitos ou desistem do curso e isso possibilita o que chamamos de vagas remanescentes.

Sendo assim, caso não tenha sido chamado na primeira chamada, não desista do seu sonho, pode ser que você tenha chance na hora das vagas remanescentes.

Entenda em nosso artigo de hoje como funcionam essas vagas.

Afinal, o que são vagas remanescentes FIES?

Em nossa introdução explicamos um pouco de como funciona o processo do FIES. Na primeira chamada os alunos selecionados devem apresentar documentos para iniciar o processo de financiamento.

Algo muito frequente é que alguns desses alunos não tenham todos documentos necessários ou mesmo não preencha os requisitos que afirmou anteriormente.

Há ainda aqueles casos onde o aluno simplesmente desiste de ocupar a vaga via FIES e tudo isso é mais comum do que você imagina e para dar oportunidade para outras pessoas, o programa oferta vagas remanescentes.

De forma resumida, são as vagas que sobraram após a chamada regular.

Como as vagas remanescentes funcionam?

Para ocupar tais vagas é preciso cumprir requisitos, lembrando que os requisitos são os mesmos tanto para a chamada regular, como para ocupação das vagas remanescentes.

  • É preciso ter 450 pontos ou mais na média do ENEM;
  • Nota acima de 400 na redação do ENEM;
  • Renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos.

Todas as pessoas que preenchem os requisitos podem concorrer as vagas remanescentes, mas para isso, é preciso efetuar a inscrição dentro dos prazos estabelecidos pelo programa.

Acompanhe a data da chamada regular e espere alguns dias para que as vagas remanescentes sejam anunciadas, no edital tem os dias úteis obrigatórios para o aluno apresentar a documentação.

Somente depois desses dias que as vagas remanescentes podem acontecer.

Quem pode concorrer as vagas remanescentes do FIES?

Os alunos que fizeram a devida inscrição para a chamada regular estarão concorrendo as vagas remanescentes, se esse for o seu caso, todo o processo é automático, você não vai precisar preencher ou se inscrever mais em nada.

Porém, se você não se inscreveu para o processo seletivo do FIES, não se preocupe, você pode fazer uma nova inscrição para as vagas remanescentes. Não perca a chance de cursar o curso que tanto sonha.

Como se inscrever para as vagas remanescentes?

Caso você não tenha se inscrito na chamada regular, siga o nosso passo – a – passo para se inscrever nas vagas que sobraram. Lembrando ainda que todo o processo é o mesmo da chamada regular.

  • A primeira coisa a ser feita é acessar o site oficial do programa clicando aqui;
  • Todo o acesso mudou, dessa forma, se você já possui um cadastro no GOV.BR selecione essa opção e digite seu CPF e senha cadastrada;
  • Caso não tenha acesso ao GOV.BR clique em fazer seu cadastro, serão necessários diversos dados pessoais para criar sua conta;
  • Dentro da plataforma você deve escolher a instituição de ensino e o curso que deseja;
  • Lembre – se que sua nota do ENEM também terá que ser comprovada pela plataforma.

Prazos para inscrição de vagas remanescentes

Você só vai conseguir fazer todo o processo no site oficial do FIES se as inscrições estiverem abertas, caso não esteja, não será possível entrar no sistema de escolha de curso e instituição.

Todos os anos existe um calendário, tanto para as chamadas regulares, como para as chamadas remanescentes. A dica é que você fique de olho em tais datas para cumprir prazos, principalmente porque há todo o processo de documentação por trás.

Caso passe nas vagas remanescentes do FIES não se esqueça de pagar o boleto fies em dia. O boleto pode ser emitido via internet, em uma agência da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil ou até pelo telefone.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Gostou de conferir nossas dicas sobre vagas remanescentes no FIES? então continue em nosso site e saiba mais sobre o programa de financiamento estudantil 👩‍🎓.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

Compartilhe nas Redes Sociais!
Scroll Up