Skip to content

Lista de espera FIES 2020: Quem pode participar, chances e resultados!

Quer saber se tem como participar da Lista de Espera FIES nesse ano?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa pensado para as pessoas que não possuem totais condições de arcar com os cursos de uma universidade particular.

Lista de espera FIES 2020: Quem pode participar, chances e resultados!

Porém, é um programa onde o futuro aluno precisa cumprir alguns requisitos para entrar, além de uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Existem diversas listas dentro do programa, incluindo a lista de espera FIES que é uma das últimas etapas desse processo. Como o nome nos remete, o principal objetivo é conseguir preencher as vagas remanescentes e todos aqueles estudantes que não foram selecionados na chamada única podem participar.

Em nosso artigo de hoje você vai conhecer com todos os detalhes sobre qual a chance de passar na lista de espera do FIES ou até quando pode sair o resultado para conseguir uma vaga naquela faculdade.

Mudanças Novo FIES

Desde que o FIES foi criado, ele passa por algumas mudanças, principalmente quando a gestão do governo muda, porém, quanto a lista de espera FIES não houve nenhum aviso para o ano de 2021. Pelo menos não de forma direta.

As principais mudanças têm relação com o desempenho do aluno, já que era necessário somente não zerar a redação e para o ano de 2021 a nota mínima é de 400 pontos. A nota da prova permanece igual sendo 450 pontos.

Algo que influencia de maneira indireta a lista de espera no FIES é o número de vagas totais, o governo anunciou que para 2021 as vagas vão cair consideravelmente, essa mudança só não acontecerá com mudanças no setor econômico.

Por fim, o P – Fies também traz mudanças e que poderão ser vistas ainda no segundo semestre desse ano, ele começará a ser independente do FIES, não tendo mais como requisito renda e ENEM, porém, como mencionado anteriormente, não possui lista de espera.

Afinal, quem pode participar da lista? Vagas remanescentes do Fies

Como é comúm em quase qualquer processo seletivo sempre existe uma lista de espera. E com o programa do FIES não é diferente!  Ou seja que se você não consguiu sua vaga, ainda existe a chance.

O processo da lista de espera no programa FIES já aconteceu no ano de 2020, ao menos no primeiro semestre, já que foi aberta entre o dia 5 e o dia 14 de fevereiro.

Os candidatos da lista de espera devem ter uma renda familiar de até três salários mínimos por pessoa, o ENEM deve ter sido realizado a partir do ano de 2010 e a pontuação mínima deve ter sido de 450.

Além disso, o candidato não pode ter zerado na redação do exame.

Muitos alunos são selecionados pelo FIES mas não ocupam vagas, por diversos motivos e quando a vaga não é ocupada entre os candidatos da lista regular, ela vai para quem está na lista de espera.

É de extrema importância ressaltar que a lista de espera é para os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada regular do FIES juros Zero.

A modalidade P – FIES é voltada para outro perfil de aluno, com renda maior, de até cinco salários mínimos por pessoas e não existe a lista de espera FIES.

Precisa se inscrever para entrar na lista de espera do FIES?

Não se preocupe, a lista de espera no FIES acontece de forma automática, todos aqueles que não foram selecionados anteriormente na chamada regular, passam a ser incluídos nessa lista, sem precisar manifestar interesse de acordo com a ordem de classificação.

Após a divulgação dos resultados e verificar se foi ou não pré-selecionado no programa, vai verificar o número da posição na qual ficou. 

A única coisa necessária, é ficar de olho nas datas, porque o FIES não vai comunicar se você conseguiu a vaga. Visite site oficial do FIES  todos os dias para saber se foi selecionado.

  • Inscrições: 5 a 12 de fevereiro de 2020
  • Resultado: 26 de fevereiro
  • Complementação das informações da modalidade Fies: 27 de fevereiro a 2 de março
  • Lista de espera: 28 de fevereiro a 31 de março

A seleção Fies acontece duas vezes por ano. Em junho, você terá uma segunda oportunidade de se aplicar para o Fies.

O que fazer se fui pré-selecionado na lista de espera do FIES 2020? – Próximos passos

Quem é convocado através da lista de espera, deve começar seu cadastro rapidamente para a contração do financiamento. Confira o passo a passo.

  • Primeiramente, deve – se acessar o site oficial do programa com o prazo de até 5 dias úteis após a convocação para completar informações;
  • O segundo passo é procurar pela chamada Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino para que todas as análises de documentos sejam feitas, esse prazo também é de 5 dias.

Depois da validação de todos os documentos, os candidatos possuem um prazo de 10 dias úteis para procurar um agente financeiro e assinar o contrato do FIES.

Contrato FIES

Depois de selecionado na lista de espera , com contrato assinado e todos os detalhes acertados, o aluno precisa pagar o boleto, que pode ser emitido pela internet no site do agente financeiro ou de forma presencial. Pela internet existe maior facilidade.

É importante para continuar se beneficiando do programa o pagamento do boleto FIES em dia e evitar qualquer tipo de atraso.

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem avaliações)
Loading...

Tem dúvidas, críticas ou sugestões sobre este artigo? Utilize o formulário abaixo e deixe a sua mensagem, queremos muito saber a sua opinião e ajuda-lo com suas dúvidas. 😉

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

Compartilhe nas Redes Sociais!
Scroll Up