Skip to content

Novo FIES Inscrição 2021: Requisitos, Cronograma e Como se inscrever!

Fez a prova do Enem, e quer saber quando começa a inscrição FIES 2021? As inscrições do primeiro semestre de 2021 para o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) ainda não foram disponibilizadas. O programa oferece financiamento a todos aqueles estudantes que desejam se formar em cursos superiores pagos.

FIES Inscrição 2021 como se inscrever e quem pode participar
Inscrição FIES 2021

As inscrições Fies 2021 iram acontecer em duas etapas diferentes nesse ano: a primeira no primeiro e/ou segundo semestre para quem é novo e depois em qualquer mês do ano para aqueles estudantes que já estão estudando em uma universidade.

Veja a continuação as principais informações, como se inscrever e algumas dicas para você utilizar este financiamento estudantil.

Fundo de Financiamento Estudantil

Desde que o Fundo de Financiamento Estudantil foi criado em 1999, ele auxiliou diversas pessoas a concluírem o ensino superior, o intuito é que os alunos de universidades privadas, com condições financeiras mais limitadas, consigam terminar o curso.

No FIES, durante o curso, o aluno paga parcelas baixas referentes aos juros e depois de formado paga as mensalidades também de forma parcelada, com alguns benefícios caso queira quitar toda a dívida, por exemplo.

Desde sua criação, o FIES apresenta mudanças, por isso todos os anos os alunos devem conferir quais são elas na hora de se inscrever.

Atualmente, o FIES é dividido em duas modalidades para atender necessidades diferentes, tais financiamentos são oferecidos por faculdades aprovadas pelo MEC e aderentes ao programa.

  1. FIES – Sem juros, com condições específicas: exige nota mínima no Enem, o aluno deve ser de família com renda máxima de até 3 salários mínimos per capta.
  2. P-FIES – Financiamento com juros reduzidos: feitos diretamente com o banco, a renda bruta mensal máxima é de 5 salários mínimos per capta,e além disso, não é necessário fazer o Enem.

FIES inscrição: Quais são os requisitos para participar?

Financiamento estudantil FIES 2021
Financiamento estudantil 2021

Todas as pessoas que desejam se candidatar para o FIES no ano de 2021 devem cumprir requisitos, como:

  • Ter participado de alguma edição do ENEM a partir do ano de 2010;
  • A média da nota do ENEM deve ser superior a 450 pontos;
  • No atual regulamento, é preciso ter ao menos 400 pontos na redação;
  • Indicar um fiador;
  • Ter renda familiar mensal per capita de até 3 salários mínimos para a modalidade FIES;
  • Ter renda familiar mensal per capite de 3 a 5 salários mínimos, no caso da modalidade P – FIES.

Quem está dentro dos requisitos pode começar a se preparar para o período de inscrição, mas é muito importante realmente cumprir todos mencionados, visto que todas as informações devem ser confirmadas no momento da matrícula.

Quais são os documentos para solicitar o FIES?

Caso selecionado, o aluno precisa separar uma lista de documentos para apresentar.

  • CPF;
  • E-mail;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Renda individual mensal bruta de cada membro do núcleo familiar, os valores devem ser provados através do último IR;
  • Dados do curso superior, como Estado, município e o conceito do MEC.

Quem pode se inscrever no Novo FIES 2021

Todas as pessoas que cumprirem os requisitos que mencionamos acima, pode se inscrever no FIES, o que mudou na nova modalidade P – FIES é a renda, que passou a ser alargada.

Além disso, o FIES não financiava uma segunda graduação, já no novo P – FIES isso é possível, uma novidade que agradou quem sonhava com uma nova profissão.

Outra possibilidade é que alunos do ProUni com bolsas parciais participem do programa, financiando o valor restante da mensalidade, isso também é algo novo no P – FIES.

Quando posso me inscrever no Novo FIES?

As inscrições acontecem duas vezes ao ano, uma vez no primeiro semestre e outra vez no segundo. As modalidades estão acontecendo juntas.

Feita a inscrição é hora de ficar aguardando os resultados que sai pelo próprio site. As inscrições para o primeiro semestre já aconteceram, agora quem tem interesse deve esperar pelo segundo semestre.

É essencial saber detalhes sobre cada etapa e estar de olho nas datas, pois mesmo depois da aprovação tem uma série de detalhes com prazo para serem resolvidos, como a entrega dos documentos.

Como os prazos são curtos a indicação é ir separando os documentos o mais rapidamente possível para não perder a vaga, caso selecionado.

Cronograma FIES 2021

No começo de cada ano, o FIES divulga um calendário para que todos os estudantes que possam ter interesse no financiamento nesse ano passa, conferir todo o procedimento de inscrição.

Atraves deste calendário FIES 2021, os interesados conseguem saber em quais datas podem se inscrever.  Confira as datas do FIES 2021:

  • Inscrições do Fies : 05 de fevereiro a 12 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultado FIES e P-Fies 2021: 26 de fevereiro;
  • Complementação da inscrição na modalidade Fies/seleção: 27 de fevereiro até as 23h59 do dia 2 de março
  • Complementação da inscrição postergada – 03/03 a 05/03
  •  Lista de espera do FIES: 28 ao 31 de março de 2021;

Fique de olho nas datas de inscrição FIES 2021, não deixe passar a data.

Passo a passo da inscrição FIES

O candidato que possui os requisitos que já citamos e estiver dentro do prazo estipulado pelo cronograma deve acessar o sistema informatizado do FIES para realizar o procedimento.

O passo – a – passo para o procedimento é o seguinte:

  1. – Primeiramente, deve – se entrar no site oficial (fiesselecaoaluno.mec.gov.br);
  2. – Caso esse seja o seu primeiro acesso no programa deve clicar na opção ‘’fazer cadastro’’, o procedimento consiste em informar seu CPF e seguir todos os passos que o site solicitar até chegar na criação da sua senha;
  3. – Para quem já tem cadastro esse procedimento não será necessário, clique em ‘’entrar com GOV.BR’’ para colocar o seu CPF e senha, clicando também em ‘’não sou um robô’’;
  4. – Algumas informações pessoais serão solicitadas e você deve clicar em gravar e avançar;
  5. – Na próxima etapa você vai precisar inserir os dados do grupo de referência, escolha os cursos, certifique – se de gravar e pode passar para a próxima etapa;
  6. – Nesse momento será necessário inserir os dados do grupo familiar, também clicando em gravar antes de avançar;
  7. – O sistema vai te pedir para responder um questionário;
  8. – Nessa etapa você vai precisar inserir dados do seu grupo familiar, clicando também em gravar e avançar como nas outras etapas;
  9. – Após esse período insira as demais informações solicitadas, confirmando que está ciente que tudo que preencheu (por isso confira pelo menos uma vez);
  10. – Coloque o código de verificação;
  11. – Clique em concluir.

Mesmo depois de clicar em concluir vai aparecer uma página de informações adicionais, que também deverá ser corretamente preenchida. Depois disso, a página de acompanhamento estará disponível, confirmando que a sua inscrição foi realizada.

Chegou a hora de esperar o resultado, até ele sair, você pode alterar algum dado na parte do grupo de referência, podendo também mudar as opções de curso.

Ainda sobre opções de curso, o sistema permite que você preencha em até três opções, por ordem do que deseja. Pode ser o mesmo curso, mas em universidades de ensino diferentes, ou colocar a mesma universidade e selecionar três cursos diferentes.

Resultados do FIES 2021

Quanto ao resultado, o ideal é acompanhar o cronograma do FIES, tal cronograma é liberado juntamente com o Edital e todas essas informações você encontra no site oficial do programa.

Resultado do FIES 2021

Dica: O FIES costuma divulgar seus resultados logo após o Prouni, mas isso não é uma regra, por isso é importante acompanhar as páginas oficiais.

Quando o resultado estiver disponível é muito fácil o acessar:

  1. – Entre no site oficial do FIES SELEÇÃO;
  2. – Com sua conta criada no GOV.BR coloque seu login e seu CPF.
  3. O resultado do Fies será divulgado no boletim do candidato.

Após o resultado do financiamento estudantil ser divulgado, será de responsabilidade do candidato o acompanhamento. Para aqueles estudantes que não foram selecionados o sistema do FIES disponibiliza todos os nomes automaticamente na lista de espera.

Caso tenha sido aprovada a solicitação o estudante deverá comparecer à CPSA para confirmação de todos os dados disponibilizados, e finalmente comparecer a agência bancária para o fechamento  e asinar o contrato junto ao fiador.

Caso seja aprovado no programa saiba que o Boleto FIES tem que ser pago trimestralmente, o valor é refente aos juros do financiamento. A segunda via pode ser solicitada pela internet, clicando aqui, você tem acesso ao nosso artigo com todos os detalhes sobre o assunto.

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

Compartilhe nas Redes Sociais!
Scroll Up