Skip to content

Como cancelar o FIES? Saiba como fazer seu cancelamento passo a passo.

Está procurando informação de como cancelar o FIES? Conheça todas as opções na hora de pedir o encerramento do contrato pelo site passo a passo. Vamos lá?

O Financiamento Estudantil foi criado pelo Governo Federal, em parceria com o Ministério da Educação, o principal intuito é oferecer juros baixos para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao ensino superior.

cancelamento fies
Como cancelar o FIES e as melhores alternativas!

Entrar no FIES conta com diversas regras para que o aluno possa usufruir desse benefício e há diversas pessoas querendo financiar a sua graduação, mas por outro lado, há também pessoas que querem cancelar.

Cancelar o FIES é possível e você vai saber todos os detalhes de como fazer isso em nosso artigo de hoje.

Como cancelar o FIES passo a passo

A solicitação do cancelamento pode ser feita diretamente pelo aluno através da internet disponível na plataforma online do SisFies.

1- Solicitar o cancelamento do Fies pelo site

  1. O primeiro passo é ir até o site oficial do programa SISFIES.
  2. Em seguida, faça login com seu CPF e senha cadastrada para entrar na área do aluno;
  3. Logado procure pela opção ‘’encerramento’’ e“aditamentos disponíveis” para finalizar o seu contrato.

Pronto, com esses simples passos será possível fazer o seu cancelamento, mas antes é preciso ver se há parcelas vencidas ou a serem pagas no mês referente.

Quando posso cancelar o FIES?

O cancelamento do FIES pode ser feito a qualquer momento no sistema SisFies pelo aluno  entre o primeiro e o décimo quinto dia de cada mês , exceto nos meses de junho e dezembro, meses em que o cancelamento antecipado não está disponível no sistema.

Independente da data escolhida para cancelar, além das questões das parcelas já mencionadas em nosso artigo, o aluno precisará pagar R$ 150 para o término do contrato.

2- Escolher as opções para cancelar o financiamento

No momento que o aluno estiver fazendo o cancelamento existem 4 formas disponíveis para a quitação do financiamento, assim, pode – se escolher a que melhor atenda o seu orçamento.

É possível:

  • Liquidar o contrato no ato do encerramento, sendo assim, o estudante pode realizar todo o valor que falta em uma única parcela;
  • Permanecer na fase de utilização, se optar por essa opção, as fases de utilização, carência e o pagamento trimestral dos juros são preservados até o final do prazo;
  • Antecipar a fase de carência, em casos como esses o estudante acaba pagando as parcelas trimestrais antes do prazo e após a quitação vai começar a pagar as parcelas do financiamento;
  • Antecipar a fase de amortização, por fim, essa opção é destinada aos estudantes que desejam parcelar valor que ainda falta seguindo o prazo de três vezes o tempo que foi utilizado do financiamento, porém, com mais o acréscimo de um ano.

Ou seja, ao cancelar o aluno deve escolher como irá pagar o valor do que usou até o período de cancelamento.

3- O que fazer depois do cancelamento do Fies pela internet?

Depois desses passos você ainda precisa ir de forma presencial na instituição financeira com documentação de matrícula da instituição encerrar o contrato juntamente com o fiador para assinar os documentos do Termo de Encerramento.

Se o estudante perder o prazo da assinatura do Termo de Encerramento, o cancelamento é suspenso e nova solicitação terá que ser feita.

Cancelar, suspender ou transferir o FIES? Alternativas!

Como vimos ao longo desse artigo, é bem simples cancelar o FIES, porém, existem outras opções, você também pode suspender ou mesmo transferir o FIES para outra universidade, se caso não esteja se adaptando a universidade ou curso.

O FIES pode ser suspenso de forma temporária por até quatro semestres consecutivos, o estudante deve solicitar a CPSA que vai validar tal solicitamento. Quer saber como? Continue lendo!

Saiba como solicitar a suspensão do FIES

A suspensão do contrato é feita através da plataforma SisFies, o aluno deve entrar (sisfiesaluno.mec.gov.br) com seu login e com sua senha, clicando na opção ‘’aditamento FIES’’, e na parte inferior da tela de acesso ver se há suspensões disponíveis.

Outra possibilidade é entrar em contato com o FIES através do telefone e com a CPSA da sua universidade, você poderá ter mais informações sobre a suspensão do FIES dessa forma.

Saiba como solicitar a transferência

Por fim, temos a transferência que deve ser solicitada nos meses de junho ou de dezembro.

Se o aluno deseja mudar a instituição de ensino deve continuar no mesmo curso, ou seja, se faz administração deve mudar a faculdade, mas continuar nesse mesmo curso.

Mudar de curso é um procedimento mais burocrático e só pode ser feito antes de completar 18 meses no curso atual, sendo assim, o aluno pode mudar até o terceiro semestre, depois não é possível mudar.

A universidade que o aluno vai se transferir precisa participar do FIES, além disso, deve ter uma avaliação positiva pelo MEC. Os alunos que podem pedir a transferência são aqueles que estão com as parcelas de coparticipação em dia (valor referente ao contrato do financiamento).

Tais parcelas pagas de coparticipação, até a data que o aluno solicitou a transferência são creditadas para a Instituição de ensino atual, aquela que o FIES foi contratada de início.

Após toda a efetivação da transferência e quando for confirmado que a coparticipação foi creditada, o aluno deve solicitar na instituição de ensino a devolução dos valores que foram pagos.

Em resumo, o aluno tem outras opções além do cancelamento. É preciso encontrar o que mais atende sua necessidade no momento.

O que pode acontecer após o cancelamento do FIES?

Mesmo com a opção de suspensão e transferência, muitos alunos querem mesmo fazer o cancelamento e ficam com receio de cancelar o contrato por possíveis consequências.

A dica é pensar bem sobre a decisão, pois não é o tipo de coisa que poderá voltar atrás depois, coloque todos os seus motivos em uma balança antes de cancelar efetivamente.

Quando o aluno sai do FIES ele perde a chance de ser financiado pelo programa, não podendo mais estudar sem pagar a mensalidade no final do mês, por exemplo.

Ao cancelar o FIES e continuar no curso, o aluno deve começar a pagar de forma imediata as mensalidades integrais, existem faculdades que oferecem descontos em situações como essas.

Mas, cancelando como deve e pagando os valores pendentes, nada acontece com esse aluno.

Se você ainda tem alguma pendência, realize o pagamento antes de solicitar cancelamento. O boleto FIES pode ser emitido no site oficial da instituição financeira (Caixa ou Banco do Brasil).

Cancelei o FIES por engano, tem como resolver?

Tranquilo se você cancelou o contrato do FIES por engano navegando pelo site do SISFIES saiba que o contrato somente é cancelado após o estudante comparecer na instituição financeira para assinar o Termo de Encerramento. Caso o aluno não comparecer, o SISFIES cancela o pedido de cancelamento automáticamente.

cancelamento do fies

Gostou das informações de hoje sobre como cancelar o FIES? então continue em nosso site e entenda mais sobre o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES).

O artigo foi de ajuda? Avalie 5⭐️:
1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (1 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Tem dúvidas, críticas ou sugestões sobre este artigo? Utilize o formulário abaixo e deixe uma mensagem para nós, queremos muito saber a sua opinião e ajuda-lo com suas dúvidas. 😉

Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on LinkedIn
Linkedin
Print this page
Print

Compartilhe nas Redes Sociais!
Scroll Up